Exame do Laboratório Oswaldo Cruz facilita o diagnóstico de intolerância à lactose

Exame do Laboratório Oswaldo Cruz facilita o diagnóstico de intolerância à lactose

 

A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados, como iogurte e queijos. A absorção de lactose pelo organismo requer a sua clivagem pela enzima lactase na mucosa intestinal. Na maioria dos indivíduos esta enzima encontra-se em quantidade suficiente durante o período de amamentação, declinando na fase adulta.

A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir o açúcar presente no leite e seus derivados. Ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente a lactase. Os sintomas da intolerância, que podem variar de acordo com a quantidade de leite e derivados ingeridos, podem incluir cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia.

O Teste de Tolerância à Lactose pode ser realizado em crianças seguindo os mesmos procedimentos de quando é aplicando em adultos. É realizada a primeira coleta do sangue, seguida da ingestão da lactose e mais quatro coletas. O paciente permanece no laboratório em torno de 2 horas para realizar este procedimento.

Nas crianças, além da imensa dificuldade da ingestão da lactose, o tempo para realizar o exame e a própria coleta do material podem deixá-las impacientes e irritadas, trazendo uma grande dificuldade para realizar o teste.

Como opção alternativa, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos dispõe do Teste Genético de Intolerância à Lactose. O procedimento avalia a presença do polimorfismo C/T (-13910), associado com a persistência ou não da atividade enzimática da lactase no organismo.

Quando comparado a outros testes para diagnóstico da intolerância à lactose, a análise molecular possui elevadas sensibilidade e especificidade ao predizer com alta probabilidade se um indivíduo é intolerante à lactose ou não.

A principal vantagem deste exame é a sua simplicidade e rapidez, uma vez que não necessita de jejum prévio e nem da ingestão da lactose, não causando nenhum sintoma pós-exame, além de não gerar maiores traumas às crianças.

O cumprimento das instruções é essencial para garantir o diagnóstico.

Consulta ao resultado dos exames online

sp_direita.gif

Localize a unidade Oswaldo Cruz mais próxima de você

Acesso ao Oswaldinho

atividades_sociais.gif
qualidade_de_vida.gif
atividades_culturais.gif
video_institucional.gif

Vídeo - Quarteto de Cordas

Revista56