Perfil da Empresa


Perfil da empresa formato ISSUU / formato PDF

Perfil da Empresa
O LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ (LOC) foi criado em São José dos Campos na década de 1970, como filial do Laboratório Oswaldo Cruz de São Paulo. Em 1981 foi adquirida da matriz, assumindo a atual administração, a direção da empresa.

Sendo, na época, de pequeno porte, a Alta Direção estabeleceu uma nova filosofia administrativa pelo estudo do mercado local, baseada na excelência profissional, atendimento personalizado, execução de todos os exames solicitados a fim de satisfazer médicos e pacientes, e uma nova gestão de clientes e de pessoas inédita na região.

Desde sua fundação teve como norte a excelência profissional, preocupando-se menos com a quantidade de pacientes e de exames, porém muito mais com a qualidade de seus processos e seus serviços, o que lhe valeu o reconhecimento local e regional como empresa de vanguarda em sua área de atuação, tendo o mérito de haver alavancado o desenvolvimento científico-tecnológico e de serviços dos seus concorrentes, em função da criatividade e excelência profissional em seu trabalho.

Pacientes, Médicos, representantes de Empresas de Grupo e Convênios, Fornecedores e Laboratórios de Apoio, são unânimes em reconhecer nosso trabalho de vanguarda, e evidenciam seu orgulho nesta parceria.

O LOC é uma pequena empresa, com uma força de trabalho de 100 a 110 colaboradores, constituída por uma Unidade Matriz, onde são realizados os exames laboratoriais, mais duas Unidades de Coleta independentes, e várias outras em clínicas médicas da cidade. O LOC realiza ainda coleta in company em várias empresas da região. Possui ademais um equipamento de última geração para realização de exames de densitometria óssea.

O esforço constante para implantar esta nova filosofia de trabalho, não cedendo nem claudicando ante os embates do mercado, permitiu um expressivo crescimento em todas as áreas e o total reconhecimento das partes interessadas, incluindo concorrentes regionais e de outros estados do país.

A partir de 1997, quando da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, e mais tarde, do Sistema de Gestão Ambiental, começa a ser reconhecido e premiado por diversos órgãos públicos e privados, conforme evidenciado posteriormente.

Sendo uma empresa certificada pelas NBR ISO 9001 e 14000, e possuidor de um Sistema Integrado de Gestão, com seus objetivos totalmente voltados à ética e responsabilidade social, gestão de pessoas, à qualidade total e à preservação do meio ambiente, tem como objetivo principal nesta matéria evidenciar às partes interessadas todo o perfil de seu trabalho em relação ao andamento e alcances de seu Sistema de Gestão.

Através de uma atitude socialmente responsável nossa empresa leva em conta aspectos sociais e ambientais, equilibrando as expectativas financeiras com o impacto dos investimentos, objetivando promover uma sociedade mais justa e de respeito ambiental e humano. Nossas políticas empresariais, tais como relacionamento com comunidades locais e regionais, gestão de pessoas, de clientes e de fornecedores, assim como também o estudo de indicadores de desempenho em relação às emissões oriundas da produção, consumo de matérias prima, água e energia elétrica, qualidade de produtos e serviços, disposição de resíduos, eficácia da administração ambiental e participação socialmente responsável e ética no meio empresarial, entre outras, são analisadas profundamente antes da tomada de decisões.

Quando a atual diretoria do LOC assumiu a gestão da empresa, foi adotado o Código de Ética da Profissão como parâmetro de medida da conduta dos profissionais do laboratório, em relação às partes interessadas. Com o tempo, em função da prática da organização associada a seu Sistema Integrado de Gestão, este Código evidenciou lacunas e faltas, que levaram à equipe do laboratório sugerir a criação de um novo Código de Ética Interno que contemplasse a maior parte das novas necessidades, incluindo em seu escopo um Código de Comportamento para todos seus funcionários os quais definem as responsabilidades de cada profissional, bem como tenta melhorar o convívio interno, mostrando o respeito e o dever que cada um deles deve ter com os colegas, assim como também com todas as partes interessadas. O respeito e a harmonia no local de trabalho influem diretamente no resultado final das responsabilidades indicadas, nas tarefas encomendadas e no bem estar comum dentro e fora do LOC

A alta direção do LOC assegura que as políticas da organização:

 

- Sejam apropriadas ao seu propósito;
- Incluam um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SIG;
- Proporcione uma estrutura para a instituição e a Análise Critica dos objetivos do Sistema;
- Seja comunicada e entendida por toda a organização;
- Seja analisada criticamente uma vez ao ano, por ocasião da reunião de Análise  Crítica pela direção, para manutenção de sua adequação.


As Políticas do Sistema foram definidas pela direção da empresa e o Time da Qualidade e espelham a filosofia básica que dá sustentação à sua forma de trabalho, estando divulgadas e entendidas por meio de treinamento e publicação.

As principais diretrizes da empresa são emanadas das reuniões do Time da Qualidade, presididas pelo Diretor Presidente, onde são analisadas:
- Mensalmente, as questões relativas à manutenção do Sistema Integrado de Gestão.
- Semestralmente, os resultados de Auditorias estabelecida na sua Missão, Visão e Valores Internos.
- Anualmente, o desempenho global e o Planejamento Estratégico da organização, o incentivo de motivação de sua força de trabalho e a criação de novos multiplicadores capazes de otimizar o desempenho global de conformidade com a filosofia da empresa.

O Sistema Integrado de Gestão evidencia o compromisso da liderança e detalha as responsabilidades assumidas por cada função, visando o alto desempenho da organização e o melhor atendimento às necessidades. A divulgação permanente das Políticas Ambiental e da Qualidade, assim como a Missão, Visão e Valores da empresa e os Relatórios de Gestão garantem o conhecimento da filosofia da organização às partes interessadas.

A Diretoria do LOC junto ao Time da Qualidade participa diretamente na formulação das estratégias da organização, através do Planejamento Estratégico, formulação de Plano de Objetivos e Metas da empresa, Planos de Ação futuros e estudo dos cenários do negócio atual e futuro.

A Diretoria encabeça pessoalmente as ações de busca de oportunidades, conforme descrito a seguir:
- Liderança nas reuniões de Análise Crítica do Sistema.
- Determinação de responsabilidades de ação.
- Aprovação final do Planejamento Estratégico e Planos de Ação futuros que visem à expansão de serviços e mercados.
- Reuniões informativas com clientes atuais e potenciais.
- Contato e reuniões com órgãos públicos.
- Aprovação de indicadores estatísticos para divulgação de resultados de desempenho.

O estudo sistemático dos indicadores de desempenho e da sua adequação ao Planejamento Estratégico da empresa é realizado mensalmente pela Alta Direção junto ao Time da Qualidade, como forma de acompanhar o andamento do Sistema Integrado de Gestão, e semestralmente, conforme definido em normas, objetivando reformular estratégias em função das mudanças de cenários.

O acompanhamento da implementação dos Planos de Ação é realizado pela Diretoria, em função de um cronograma, onde são verificados os percentuais de cumprimento de metas em relação ao desempenho global da organização.


Consulta ao resultado dos exames online

sp_direita.gif

Localize a unidade Oswaldo Cruz mais próxima de você

Acesso ao Oswaldinho

atividades_sociais.gif
atividades_culturais.gif

Video  Institucional 2017

Revista LOC 58 Oswaldo Cruz Cultural