Acervo de Análises Clínicas

Acervo de Análises Clínicas

Sempre inovando, o Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos associa uma realidade cultural com o bem estar de seus pacientes. As instalações da Matriz contam com um Acervo de Análises Clínicas. Pioneiro no país, o ambiente é composto por uma biblioteca e mais de cem peças que retratam diversos períodos das análises clínicas.

Para o presidente do Laboratório, o bioquímico Hector Enrique Giana, umas das principais características da empresa é sua responsabilidade social muito forte e o cuidado em manter o acervo faz parte da filosofia da instituição: «É um setor não analítico, mas é de muita importância», diz Dr. Enrique. «Queremos transformar o laboratório em uma extensão das casas das pessoas através de nossos projetos culturais».

Vidrarias de 1950 a 1980, laudos antigos, balanças analíticas, destiladores, estufa microbiológicas, microscópios e reagentes são apenas alguns dos itens que podem ser observados na coleção. «Muitas coisas que estão compiladas neste acervo foram utilizadas até pouco tempo atrás e hoje são obsoletas», informa Dr. Enrique.

As paredes do acervo revelam fatos e curiosidades importantes da história das análises clínicas no país, iniciada no século XIX, em Ouro Preto, Minas Gerais. O espaço tem como iniciativa socializar o conhecimento e promover a difusão das ciências biológicas para a sociedade, beneficiando entusiastas da área da saúde, professores, estudantes e a população em geral.

Hoje, o Laboratório Oswaldo Cruz busca colocar o acervo como passo obrigatório para os turistas e moradores da cidade de São José dos Campos.

 

Espaço para transformar a sala de aula em prática
Várias turmas de ensinos fundamental, médio e superior, passaram pelo espaço e levaram a realidade histórica das análises clínicas para as salas de aula. «É importante verificar como [as visitas ao acervo] abre a cabeça da criançada. Só a teoria não é suficiente para mostrar o futuro, a prática é muito importante e nossa coleção é a pratica viva. Os equipamentos e materiais que estão aqui mostram uma história muito rica», conta Dr. Enrique.

Durante a visita monitorada, o público assiste filmes e  animações que contam a história das Análises Clínicas e outros assuntos relacionados à saúde, além de receberem um material informativo. As turmas também conhecem a área técnica do Laboratório Oswaldo Cruz, fazendo a ponte entre as peças do Acervo e a rotina de um laboratório de análises clínicas.

 

Acervo de Análises Clinicas do Laboratório Oswaldo Cruz
Entrada Franca
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (12) 39463711

 

 

 

Consulta ao resultado dos exames online

sp_direita.gif

Localize a unidade Oswaldo Cruz mais próxima de você

Acesso ao Oswaldinho

atividades_sociais.gif
qualidade_de_vida.gif
atividades_culturais.gif
video_institucional.gif

Vídeo - Quarteto de Cordas

Revista56