Redução da ingestão de açúcar associa-se à diminuição da pressão arterial

Redução da ingestão de açúcar associa-se à diminuição da pressão arterial

O aumento do consumo de bebidas com açúcar tem sido associado a aumento do risco de obesidade e de diabetes tipo 2.O presente estudo demonstrou que uma redução do consumo de bebidas adoçadas com açúcares e dos próprios açúcares foi significativamente associada a reduções na pressão arterial.

Este estudo incluiu 810 adultos que participaram do estudo Premier. A pressão arterial e a dieta dos participantes foram avaliadas ao início do estudo e após 6 e 18 meses.

Ao início do estudo, o consumo de bebidas com açúcar foi, em média, uma porção por dia. A pressão arterial sistólica (máxima) e a diastólica (mínima) médias foram de 134,9 e de 84,8 mmHg, respectivamente.

Após ajuste para possíveis fatores de confusão, observou-se que a redução na ingestão de uma porção por dia foi associada à redução de 1,8mmHg na pressão arterial sistólica e de 1,1mmHg na pressão arterial diastólica após 18 meses.

Após ajuste adicional para a mudança de peso durante o mesmo período, a redução na ingestão de bebidas com açúcar ainda foi significativamente associada a reduções na pressão arterial. A diminuição na ingestão de açúcar também foi significativamente associada à diminuição da pressão arterial.

Matéria publicada no UOL em 12 de julho de 2010

 
Vídeo Institucional
Banner
Horário de funcionamento

Enquete Nova Sede

Qual sua avaliação sobre nossa nova sede?
 

DIA NACIONAL DO CONTROLE DO COLESTEROL

DIA NACIONAL DO CONTROLE DO COLESTEROL O Dia Nacional do Controle do Colesterol (8 de Agosto) foi instituído em 2002 pelo Governo Federal, devido aos números alarmantes de óbitos (mais de 30 mil) em decorrência de infartos e derrames. Cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto, e, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a doenças...

Quem Somos Convênios Exames Instruções pré-exames Notícias Contato